Quando: sexta-feira (08/04), às 15h30.
Onde: Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Visconde de Mauá (Resende), Estrada Visconde de Mau-Rio Preto, lote 10, s/n, Visconde de Mauá.
Moradores e comerciantes da turística região do Alto do Rio Preto, que abrange os núcleos urbanos de Visconde de Mauá (distrito de Resende), e Maringá e Maromba (distritos de Itatiaia), no Médio Paraíba Fluminense, comemoram uma conquista histórica: a inauguração das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em Visconde de Mauá e Maringá e Maromba.
O empreendimento - uma antiga reivindicação da população - faz parte do programa de saneamento que o Governo do Estado executa na região, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Foram investidos R$ 8 milhões, recursos do Fecam (Fundo Estadual para Conservação Ambiental) e do Fundrhi (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
O governador Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o prefeito de Resende, José Rechuan Júnior, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente Inea), Marilene Ramos, inauguram nesta sexta-feira (08/04), às 15h30m, as ETEs de Visconde Mauá e Marimgá e Maromba.
De acordo com Marilene Ramos, presidente do Inea, as ligações das residências ao sistema serão garantidas pelo estado. Somente os lugarejos mais distantes, com características mais rurais, não serão beneficiados pela obra. Ela informa, ainda, que as ETEs terão tratamento terciário, o mais completo.
“A região estava degradando seu principal atrativo que é a qualidade da água. O esgoto sem tratamento adequado na água do Rio Preto trazia um problema de poluição grave. É um rio especial, classe um, usado para tomar banho, nado. Colocamos o saneamento de regiões turísticas como prioridade no Pacto do Saneamento. As ETEs não atendem 100% da região porque há sistemas isolados, sobretudo em áreas com características rurais. No núcleo urbano, atingiremos 100% dos domicílios", disse Marilene.
O próximo passo será captar o esgoto de Bocaina de Minas, pertencente ao estado de Minas Gerais.
“Vamos ajudar o município de Bocaina, em Minas Gerais, a fazer sua parte. Nosso sistema é de tratamento terciário com desinfecção do efluente final para não ter contaminação - disse Marilene.
As ETEs vão beneficiar pelo menos 20 mil entre moradores e visitantes, já que a região é um dos mais importantes pólo turísticos do estado. Iniciado em 2008, o programa de saneamento consiste na ampliação da rede de esgotamento sanitário para coleta e tratamento de esgoto terciário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário