quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Inventário turístico entra em fase de conclusão


FOTO: DIVULGAÇÃO
Todas as informações levantadas, bem como mais de 5 mil fotografias dos empreendimentos e atrativos, serão disponibilizadas no portal online www.visiteviscondedemaua.com.br com funcionalidades interativas, para divulgar o turismo da região

ITATIAIA/RESENDE
Após um detalhado trabalho de campo, realizado por uma equipe de pesquisadores locais, com a coordenação do Instituto Ideias, chega à fase final o trabalho de inventariação turística das vilas de Maringá, Maromba e Visconde de Mauá, uma das mais importantes regiões turísticas do estado do Rio de Janeiro.
Já estão em um sistema de banco de dados, criado para armazenar as informações do inventário, 365 equipamentos turísticos, que integram a infraestrutura turística da região. São 100 espaços gastronômicos, 122 de hospedagem, nove transportadoras; 101 estabelecimentos de serviços de apoio, entre eles, 92 de comércio, quatro para compras especiais e quatro para serviços mecânicos e postos de combustível, além de atrativos naturais,como rios e quedas d’água.
Ainda fazem parte do inventário os sistemas educacional e de segurança, as empresas de comunicação, os prestadores de serviços turísticos, meios de acesso, roteiros turísticos e os eventos realizados naregião.
Todas as informações levantadas, bem como mais de 5 mil fotografias dos empreendimentos e atrativos, serão disponibilizadas no portal online www.visiteviscondedemaua.com.br  com funcionalidades interativas, para divulgar o turismo da região.
Com o portal, os frequentadores atuais e, principalmente, os futuros visitantes da Região de Visconde de Mauá poderão ter informações e visualizar as inúmeras opções disponíveis, e por meio de alguns poucos ‘clics’ irão escolher onde se hospedar, o que visitar, onde comer, o que ver e fazer eoutras informações para um inesquecível roteiro de viagem e lazer.
O Inventário Turístico é uma exigência legal, e que para os municípios que pretendem pleitear verbas federais direcionadas ao segmento, o inventário é um requisito importante.
No caso de Visconde de Mauá, a elaboração do InventárioTurístico foi uma parceira que, confiante no potencial turístico da região, envolveu a Associação Turística e Comercial de Visconde de Mauá (Mauatur) e o Sebrae-RJ, com o do Governo do Estado, as prefeituras e a ACVM, Assomar e Amamaua, com o trabalho técnico do Instituto Ideias, que mantém uma equipe de dez técnicos na finalização do instrumento.

Postado em 10/11/2011 13:32:42

Nenhum comentário:

Postar um comentário