REGIÃO DE VISCONDE DE MAUÁ
Cumprindo a previsão do Plano Básico Ambiental (PBA) da Estrada Parque, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Obras (Seobras) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), realizaram um"workshop" de apresentação do Programa de Educação Ambiental (PEA). O evento aconteceu na terça-feira, 20,e teve como objetivo a qualificação, a democratização e a disseminação de informações relativas ao PEA. De acordo com os organizadores, estiveram presentes cerca de 70 pessoas, entre elas representantes das prefeituras de Resende e Itatiaia, Sebrae, Inea, Emater, Secretaria de Estado de Saúde, lideranças, moradores, diretores e professores das escolasinstaladas nas localidades que circundam as rodovias RJ-163 e RJ-151e demais interessados no assunto.
O evento começou com apresentação de Vladir Fernandes, engenheiro agrônomo e florestal, acompanhado de Georges Bonnet, Coordenador de Projetos da Uerj; Pólita Gonçalves, gerente de Educação Ambiental do Inea; Cláudia Luisa de Oliveira, representante da Secretaria de Educação de Resende, e a representante da Seobras, Margareth Pereira Terra.
Georges Bonnet apresentou a situação atual dos programas componentes do PBA. José Roberto Rosendo, presidente da 5ᵃ residência do DER-RJ, apresentou a situação atual da estrada, previsão de conclusão das obras e respondeu às perguntas formuladas, frisando a importância da consciência dos motoristas na estrada para evitar a ocorrência de acidentes.
Entre as informações apresentadas, José Roberto afirmou que, após o término da pavimentação, as obras de sinalização vertical e horizontal serão implantadas, ressaltando que as defensas metálicas já estão sendo dispostas ao longo da rodovia.
Na sequência programada, foi realizada apresentação do PEA, por Margareth Pereira Terra e Maria Fernanda Escurra, representante da Seobras e Consultora do PEA, respectivamente. A apresentação focou objetivos, metas, público alvo e os procedimentos metodológicos do PEA, resultados do trabalho realizado pelos seis grupos focais em encontros realizados em maio e junho deste ano. A próxima ação a ser realizada será de oficina, que segundo a equipe de Comunicação Social da Uerj, deverá acontecer ainda em 2011, com aproximadamente 40 participantes, entre professores e lideranças regionais, visando a disseminação do conhecimento sobre educação ambiental, considerando-se as peculiaridades da região.
Antes do encerramento, o representante da Secretaria de Estado de Saúde, Ronald Silva, realizou palestra sobre saúde pública, evidenciando cuidados requeridos para se evitar nova epidemia causada pelo mosquito da Dengue.
Para mais esclarecimentos o contato é da Equipe de Comunicação e Responsabilidade Social da Uerj pelo telefone (24)3387-2119 ou pelo e-mail:
estradamaua@obras.rj.gov.br.
Participantes do evento lamentaram que, embora tenha sido informado que os relatórios de implementação do PBA já estavam prontos e disponíveis na sede da Uerj em Mauá, ao se dirigirem ao local verificaram que os documentos não estavam, de fato, disponíveis para consulta.
Uma carta aberta de repúdio foi encaminhada à direção da Uerj e outras autoridades, a qual se refere ao exíguo prazo de divulgação do evento e a falta de participação das organizações locais na concepção do PEA, entre outros aspectos (ver Artigo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário