sábado, 29 de outubro de 2011

Diário do Vale: Produtores de Visconde de Mauá fazem sucesso com cogumelo rosa

FEIRA SERTANEJA
Produtores de Visconde de Mauá fazem sucesso com cogumelo rosa
Publicado em 29/10/2011, às 17h56
Última atualização em 29/10/2011, às 17h56

Lúcia Pires

Resende

Dois expositores chamaram atenção dos visitantes - e até mesmo dos outros expositores - durante a última edição da Feira Sertaneja, em Resende. Antônio Benevente e Márcio Guimarães, moradores do Vale do Pavão, em Visconde de Mauá, vêm pesquisando novas fungiculturas (cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais), e há três anos comercializam alguns tipos de cogumelos totalmente diferentes do shiitake e shimeji preto, mais comuns no mercado nacional.
Os dois trouxeram uma pequena mostra de sua produção para a feira realizada este mês e, além de venderem sua mercadoria em tempo recorde, explicaram para todos que paravam na barraca o processo de cultivo de fungos e suas mais diversas origens e aplicações.
Segundo Antônio Benevente, o cultivo de fungos foi um processo natural em sua vida:
- Atualmente sou fungicultor, mas por muitos anos trabalhei com apicultura (criação de abelhas), poda e adubação de plantas. Há oito anos conheci o Márcio, que era criador de cabras, e ele me chamou para desenvolvermos junto um projeto de produção de cogumelos. Eu já tinha alguma experiência em paisagismo, então resolvi encarar o desafio. Começamos com a cultura do shiitake na tora de eucalipto, mas decidimos pesquisar novos tipos de fungos e formas de cultivo - contou Benevente, acrescentando que a dupla tem cultivado um tipo exótico de cogumelo, o hiratake rosa - além do shimeji branco, próprios para culinária.
- Nós vendemos algo em torno de 130 quilos por mês, diretamente para os restaurantes e hotéis da região e do Rio de Janeiro. Produzimos no sítio Paraná, onde também vendemos cogumelos a granel. Ao todo pesquisamos e produzimos cinco tipos de cogumelos para culinária, mas começamos agora a pesquisar um sexto tipo, medicinal. Temos duas estufas em funcionamento, e queremos chegar a ter cinco, de acordo com o nosso projeto inicial - revelou Antônio.
Benevente explica como o cogumelo rosa pode ser preparado:
- Você pode fazer na manteiga, com arroz e alho. É uma delícia e faz muito bem à saúde - garante o fungicultor.

Cogumelos para todos os paladares

Existem mais de duas mil espécies de cogumelos comestíveis, sendo aproximadamente 25 delas conhecidas e utilizadas na alimentação. A espécie mais cultivada no Brasil ainda é o champignon de Paris, mas atualmente outras espécies como o shiitake, o porto belo, o nameko, o shimeji, o hiratake rosa, o hiratake cinza e o cardoncello vêm conquistando espaço no país. O consumo da iguaria é considerado uma alternativa para aumentar a oferta de proteínas às populações nos países em desenvolvimento, onde o índice de desnutrição é alto. Nele ainda estão presentes os principais aminoácidos e um bom nível de vitaminas.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,48202,Produtores-de-Visconde-de-Maua-fazem-sucesso-com-cogumelo-rosa.html#ixzz1cCrjivmy

Nenhum comentário:

Postar um comentário