quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Cachoeira do Escorrega é do Itatiaia


Parque Nacional do Itatiaia faz negociação amigável com proprietário e torna maior atração de Visconde de Mauá (RJ) em parte de seu território

26/12/2011 - 11:14
O Parque Nacional (Parna) do Itatiaia, localizado entre os Estados do Rio de Janeiro e Minas, acaba de ganhar mais um atrativo: a cachoeira do Escorrega, até aqui a maior sensação da cidade de Visconde de Mauá, na serra fluminense. A área foi adquirida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque, numa negociação amigável com proprietário.  

A transação, já registrada em cartório, custou pouco mais de R$ 1 milhão e foi toda financiada com recursos orçamentários do ICMBio. Além de reforçar o processo de regularização fundiária do Itatiaia, a iniciativa faz parte do programa Parques da Copa, dos ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, que visa a estruturar 25 parques nacionais para receber turistas brasileiros e estrangeiros durante o Mundial de Futebol, que será realizado no Brasil em 2014. 

Além da cachoeira do Escorrega, que é o principal atrativo de Visconde de Mauá, a propriedade adquirida pelo ICMBio tem 37 hectares de grande beleza cênica. No local, segundo o chefe do Parque Nacional do Itatiaia, Walter Behr, o instituto deverá construir um posto de fiscalização e um novo Centro de Visitantes. Essas ações, ainda segundo o chefe, são parte dos preparativos para as comemorações dos 75 anos da unidade de conservação, marcadas para 2012.

Pioneiro  
O Parque Nacional do Itatiaia foi a primeira unidade de conservação a ser criada no Brasil. Sua fundação data de 14 de junho de 1937, numa área que então pertencia ao Visconde de Mauá. Atualmente, a unidade tem 30 mil hectares (300 km2). Possui montanhas com quase 3.000 metros de altitude e mantém uma fauna e flora bastante diversificada devido à altitude e ao clima variado. 

O parque está localizado no Maciço do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira. Ocupa parte do Sul do Estado do Rio de Janeiro, nos municípios de Itatiaia e Resende, e parte do Sul do Estado de Minas Gerais, nos municípios de Itamonte, Alagoa e Bocaina de Minas. No parque, localiza-se a estrada mais alta do Brasil, que fica a 2.350 m de altitude. 

Entre os seus atrativos estão a Lagoa azul (lago natural formado pelo rio Campo Belo, que fica a aproximadamente 500 metros do Centro de Visitantes); a cachoeira Poranga (com 10 metros de queda d'água e uma grande piscina natural formada pelo rio Campo Belo); a cachoeira Maromba, que forma uma grande piscina natural; a cachoeira Itaporani, que também tem piscina natural; e a cachoeira Véu de Noiva (que fica no rio Maromba formando uma queda d'água de 40 metros de altura, a 1.100 metros de altitude). 

Além das cachoeiras, há três picos em meio à Mata Atlântica a uma altitude de 1.662 metros, com vista para o vale do rio Paraiba, Serra da Mantiqueira e Serra do Mar. Outras atrações são a Pedra de Fundação, localizada à beira da estrada, em frente ao portão de acesso, e o mirante do Último Adeus, vista panorâmica do vale do rio Campo Belo e da Serra do Mar. 

Com a aquisição da propriedade em Visconde de Mauá, a cachoeira do Escorrega se junta a todas essas belezas naturais, ampliando ainda mais as opções de passeio e divertimento, proporcionadas pelo mais antigo parque nacional do Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário