sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Trilhas na Serrinha do Alambari e em Visconde de Mauá são vistoriadas


FOTO: ANTONIO LEGAO
Objetivo do levantamento é elaboração do monitoramento ambiental e inventário dos atrativos turísticos de Resende

RESENDE
Cerca de 30 trilhas da Serrinha do Alambari e do distrito de Visconde de Mauá foram vistoriadas durante mais uma etapa do levantamento das trilhas ecológicas do município, feito pelo Projeto Monitor de Ecoturismo, que é realizado pela Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar) e Secretaria de Turismo e Comércio. O objetivo do levantamento é realizar anotações, medições, confecções de croquis e fotografias dos locais para a elaboração do monitoramento ambiental e um inventário dos atrativos turísticos.
Segundo a diretora de Turismo da prefeitura, Dione Lyrio, o projeto de levantamento das trilhas ecológicas é realizado com recursos do município e foi reativado em 2010, pela administração do prefeito José Rechuan (PP). “Esse projeto foi priorizado porque nos ajudará a identificar e diagnosticar qual a situação de nossos atrativos naturais, para que possamos formatar roteiros turísticos capazes de desenvolver este setor de forma responsável e sustentável”, disse Dione, lembrando que com a proximidade dos grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, a Secretaria de Turismo e Comércio deverá fomentar ainda mais ações que promovam os destinos turísticos.
O levantamento conta com apoio de voluntários do Grupo Excursionista Agulhas Negras (Gean) e do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal, localizado na Serrinha do Alambari. Entre os pontos avaliados estão: frequência de uso; manutenção; erosão; impactos na vegetação; danos à fauna; trilhas clandestinas ou atalhos; problemas de saneamento; poluição dos mananciais; ruídos; conflitos de uso; obstáculos, graus de dificuldade; segurança dos visitantes; atrativos turísticos (fauna, flora, mananciais, rios, cachoeiras e montanhas rochosas) e sinalização necessária (propriedade particular ou pública).
Para o voluntário do projeto e ouvidor geral do município, Antônio Leão, o resultado do trabalho vai contribuir também para promover a conservação do patrimônio natural do município a partir da mobilização de excursionistas, guias, visitantes e comunidades locais. Ele explica que o uso das trilhas será mapeado e monitorado, propondo procedimentos para minimizar os impactos ambientais causados pela visitação pública. “O monitoramento ajuda a proteger as áreas, que muitas vezes são alvo da ação de caçadores e palmiteiros, como foi verificado recentemente na travessia entre a Serrinha do Alambari e Penedo. Acreditamos que estas áreas poderiam ser utilizadas para o ecoturismo, afastando atividades que degradam a natureza”, destaca Leão.
O prefeito José Rechuan disse que a realização do levantamento sobre as trilhas amplia o trabalho do Executivo visando incrementar o turismo enquanto atividade econômica e de lazer da cidade. “Além de estimular o desenvolvimento da indústria, a prefeitura tem a preocupação de fortalecer também os segmentos do turismo, da agropecuária e do comércio como atividades que geram empregos e mais recursos destinados à realização de obras e serviços para a população de Resende”, disse.

Postado em 30/11/2011 14:37:27


Cidades - Jornal A Voz da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário